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Marketing educacional não é tarefa de um setor só.

  • Foto do escritor: Cibele Schuelter
    Cibele Schuelter
  • 10 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 19 horas

A base esquecida das estratégias de captação

Se queremos aumentar matrículas, precisamos começar pelas bases. E uma das mais negligenciadas é a comunicação com quem já está dentro do ecossistema da instituição.


A decisão de matrícula não é só do aluno

A maioria das estratégias foca no aluno. Mas o aluno, por mais protagonista que seja, raramente decide sozinho.


Quem influencia essa decisão?


  • Pais

  • Professores

  • Coordenadores

  • Colaboradores

  • Comunidade local


A pergunta central da comunicação interna

Esses públicos estão recebendo algum tipo de comunicação da sua instituição?


Porque, se não estão, alguém está falando com eles no seu lugar.


O poder de influência do professor e do coordenador

Vamos a um exemplo simples:


  • O professor é uma das maiores autoridades na cabeça do aluno

  • Se ele diz “vai pra faculdade X que é melhor”, o aluno vai

  • Se o coordenador indica outro curso, a matrícula muda de destino


Agora me diga: a sua instituição conversa com esse professor? Compartilha campanhas com ele? Envolve esse coordenador nas estratégias?


E os pais? Eles também decidem


  • Eles pagam

  • Eles opinam

  • Eles pesquisam


Mas, em muitas instituições, os pais só são lembrados na hora do boleto.


Captação começa com cultura, não com campanha

Há quem fale em captação como se fosse responsabilidade exclusiva do marketing.


Mas a verdade é que ela começa com:


  • Endomarketing

  • Funcionários informados

  • Professores engajados

  • Coordenadores bem posicionados

  • Imprensa local como aliada


Captação começa com cultura interna, não só com mídia externa.


Comunicação além do lead

Marketing educacional eficaz é aquele que entende que precisa comunicar para além do lead.


Precisa falar:


  • Com quem está dentro

  • Com quem está em volta

  • Com quem influencia



Veja mais:

Blog: Há um tipo de desperdício muito comum nas instituições de ensino e pouco debatido: o desperdício de diferencial.
Blog: Há um tipo de desperdício muito comum nas instituições de ensino e pouco debatido: o desperdício de diferencial.

A reflexão final

A sua IES está usando essas forças a seu favor?


Ou está tentando tudo sem acionar as pessoas que mais poderiam te ajudar a crescer?


 
 
 

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