Marketing educacional não é tarefa de um setor só.
- Cibele Schuelter
- 10 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 19 horas
A base esquecida das estratégias de captação
Se queremos aumentar matrículas, precisamos começar pelas bases. E uma das mais negligenciadas é a comunicação com quem já está dentro do ecossistema da instituição.
A decisão de matrícula não é só do aluno
A maioria das estratégias foca no aluno. Mas o aluno, por mais protagonista que seja, raramente decide sozinho.
Quem influencia essa decisão?
Pais
Professores
Coordenadores
Colaboradores
Comunidade local
A pergunta central da comunicação interna
Esses públicos estão recebendo algum tipo de comunicação da sua instituição?
Porque, se não estão, alguém está falando com eles no seu lugar.
O poder de influência do professor e do coordenador
Vamos a um exemplo simples:
O professor é uma das maiores autoridades na cabeça do aluno
Se ele diz “vai pra faculdade X que é melhor”, o aluno vai
Se o coordenador indica outro curso, a matrícula muda de destino
Agora me diga: a sua instituição conversa com esse professor? Compartilha campanhas com ele? Envolve esse coordenador nas estratégias?
E os pais? Eles também decidem
Eles pagam
Eles opinam
Eles pesquisam
Mas, em muitas instituições, os pais só são lembrados na hora do boleto.
Captação começa com cultura, não com campanha
Há quem fale em captação como se fosse responsabilidade exclusiva do marketing.
Mas a verdade é que ela começa com:
Endomarketing
Funcionários informados
Professores engajados
Coordenadores bem posicionados
Imprensa local como aliada
Captação começa com cultura interna, não só com mídia externa.
Comunicação além do lead
Marketing educacional eficaz é aquele que entende que precisa comunicar para além do lead.
Precisa falar:
Com quem está dentro
Com quem está em volta
Com quem influencia
Veja mais:
A reflexão final
A sua IES está usando essas forças a seu favor?
Ou está tentando tudo sem acionar as pessoas que mais poderiam te ajudar a crescer?
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