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Há um tipo de desperdício muito comum nas instituições de ensino e pouco debatido: o desperdício de diferencial.

  • Foto do escritor: Cibele Schuelter
    Cibele Schuelter
  • 13 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 18 horas


É surpreendente a quantidade de cursos com propostas pedagógicas sólidas, disciplinas inovadoras, estágios bem estruturados, projetos de extensão relevantes, professores premiados, alunos com desempenho de destaque e notas excelentes nos processos avaliativos do MEC. São muitas as instituições que atingem níveis reais de excelência acadêmica. Mas pouca gente sabe. Especialmente o que chamamos em marketing de público alvo.


Esses diferenciais acabam escondidos. No máximo, ganham um post pontual nas redes sociais, com uma imagem pouco trabalhada e uma legenda genérica. Falta consistência. Falta método. Falta marketing educacional estruturado.


Marketing educacional não é só estética

E quando falamos em marketing, não estamos falando apenas de estética ou visibilidade pontual. Estamos falando de estratégia. De um plano bem definido que começa com a ampliação do alcance. Ou seja, fazer com que a marca seja descoberta por mais pessoas. E a partir daí, desenvolver ações de posicionamento, engajamento, relacionamento e construção de pertencimento com os alunos atuais.


A importância de integrar marketing e comercial

Um plano de marketing não se sustenta sem uma estratégia comercial à altura. Isso inclui:


  • Proposta única de valor clara

  • Catálogo de cursos estruturado

  • Canais de aquisição bem definidos

  • Equipe preparada

  • Metas claras

  • KPIs consistentes

  • CRM em operação

  • Rotinas de vendas estabelecidas

  • Monitoramento baseado em dados


O desconforto em “vender” educação

O desafio está no fato de que muitas instituições ainda enxergam a venda como algo desconectado do fazer educacional. Existe um certo desconforto em tratar a captação de alunos como uma atividade que exige organização comercial, acompanhamento de indicadores e metas de desempenho. 


Mas a verdade é que sem marketing e sem vendas, não há sustentabilidade. E não há expansão. Sem marketing e vendas não há alunos. 


E você pode ter a melhor Faculdade do mundo. Mas ela não funcionará sem alunos.


Marketing exige método, processo e narrativa

Marketing exige:


  • Método

  • Clareza nas atribuições

  • Processos contínuos

  • Uso de tecnologia


E principalmente: disposição para contar boas histórias e transformar diferenciais institucionais em argumentos de valor para um público JOVEM, que fala e interage com uma comunicação que em nada tem a ver com a linguagem de projetos pedagógicos formais.


Excelência acadêmica precisa ser visível

A excelência acadêmica é necessária, mas não é suficiente.

Se ninguém souber o que a instituição tem de melhor, o impacto será limitado.


Joias escondidas no ensino superior

O mais curioso?

Há muitas joias escondidas no ensino superior brasileiro. Está mais do que na hora de trazê-las à luz.


 
 
 

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